NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 7 dia(s)

SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE CONQUISTA O SELO UNICEF!

É com imensa alegria que anunciamos que nossa cidade, São João do Rio do Peixe, conquist [...]

#Cultura Há 7 dia(s)

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA REÚNE ARTESÃOS DO MUNICÍPIO PARA CRIAÇÃO DE UMA FEIRA DE ARTESANATO

Na tarde de sábado, 09 de novembro, às 17h00, a Secretária Municipal de Cultura, Profess [...]

#Cultura Há 7 dia(s)

OFICINA DE TEATRO - FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

OFICINA DE TEATRO - FAÇA SUA INSCRIÇÃO! Participe da oficina de teatro que acontecer [...]

#Cultura Há 7 dia(s)

Cerimônia de entrega do troféu de AMERIFA 2024

No dia 12 de novembro de 2024, o Professor Maestro Lúcio Duarte, organizou um momento de [...]

#Festa Há 43 dia(s)

São João do Rio do Peixe 143 anos

Show em comemoração aos 143 anos de Emancipação Política de São João do Rio do Peixe-PB.

#Festa Há 228 dia(s)

Festa do Vaqueiro

É com grande alegria que a Prefeitura Municipal de São João do Rio do Peixe em nome do P [...]

#Festa Há 228 dia(s)

Festa do Trabalhador

A Prefeitura de São João do Rio do Peixe, representada pelo Prefeito Luiz Claudino, pela [...]

#Agenda Há 303 dia(s)

Administração Municipal de São João do Rio do Peixe avança em Programas Sociais e Projetos de Inclusão

Administração Municipal de São João do Rio do Peixe Avança em Programas Sociais e Projetos de Inclusão, Fortalecendo Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito